Livro “A Arte de Caminhar” I

CaminharDepois de ver a sugestão de leitura deste livro por um peregrino, no Facebook, fui à sua procura nas livrarias.
A “Arte de Caminhar” é um livro cheio de reflexões próprias de um caminhante, que aos poucos se vai conhecendo melhor, aprendendo a apreciar a Natureza e o que ela lhe proporciona e ainda tem tempo para divagar sobre outros assuntos, porque as caminhadas de longa duração dão para tudo isso e ainda sobra tempo. :)
Este é um livro fininho, mas que, na minha opinião, não deve ser lido de rajada, de modo a absorver melhor cada “tema” abordado.

“Apesar disso, acho que, mesmo para a mais curta caminhada, deveríamos partir com o espírito de aventura imortal, sem esperança de retorno e preparados para mandar de volta os nossos corações embalsamados apenas como relíquias para os nossos desolados domínios.
Se tiveres preparado para deixar o teu pai e mãe, irmão e irmã, mulher, filhos e amigos, e nunca mais os ver – se tiveres pago as tuas dívidas, feito o teu testamento, deixado em ordem as tuas coisas e depois disso sentires-te como um homem livre, então acredito que estarás pronto para uma verdadeira caminhada.”

“Nenhuma riqueza no mundo pode comprar o necessário lazer, a liberdade e a independência que são o capital desta profissão. Isto só acontece e vem pela graça de Deus. É necessário um decreto especial do céu para que nos transformemos num caminhante, temos de nascer na família dos caminhantes.”

in “A Arte de Caminhar”, de Henry David Thoreau

Nota: Acho a capa desadequada ao conteúdo do livro… Talvez a editora tenha considerado o título pouco atraente e teve de recorrer a outros métodos de venda…

Deixe um comentário