JMJ – Jornadas Mundiais da Juventude / WYD – World Youth Day

PT / EN (please scroll down)

JMJ. Aos poucos, ouve-se cada vez mais falar nos media da JMJ, Jornadas Mundiais da Juventude, que irá ocorrer em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto de 2023.

Muitos são os grupos de jovens, de todas as partes do mundo, que se preparam para vir a Portugal, mas não só. Muitos irão aproveitar a viagem para visitar alguns locais de culto, antes ou depois das JMJ, tal como Fátima, Santiago de Compostela, Lourdes e até mais longe, Roma/Vaticano e Medjugorje (Mladifest, o Festival Jovem, será de 26 a 30 de Julho).

Não será, por isso, de estranhar o provável aglomerado de peregrinos no(s) Caminho(s) de Santiago por altura dessa data. Apesar de ser uma oportunidade de conviver com jovens de todo o mundo, para quem procura um pouco mais de tranquilidade, não será a melhor altura para partir.

Fotos: Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ) / European Youth Pilgrimage, 1 a 7 de Agosto 2022

Embora possa assustar à primeira vista tantos jovens juntos, a verdade é que é uma “confusão organizada” (pelo menos nos recintos da JMJ). Eventos desta dimensão, em que são esperadas, pelo menos, 1 milhão de pessoas, a organização é muita e ao pormenor para prevenir quaisquer percalços. Que o receio da confusão não afaste ninguém de viver esta experiência que será única a muitos níveis: tanto na organização de algo idêntico em Portugal, como na vivência conjunta da fé, da multiculturalidade e, ainda assim, da invidualidade. Como diz o hino: “Não olhes para trás, não digas que não. Ouve o teu coração, E parte, sem medo, nesta missão.”

Encontramo-nos por lá? :)

O que é a JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE?

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.

Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja. 

Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

Em 2023 será na cidade de Lisboa.

O que acontece?

Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões…) e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

Dias nas dioceses (“Pré-jornadas”)

“Dias nas dioceses” é um encontro que antecede a semana da JMJ e que consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais, nas várias dioceses do país e, nalguns casos, nas dioceses de países vizinhos. Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da JMJ, em instalações públicas, paroquiais ou em casas de famílias. Na JMJ Lisboa 2023, a pré-jornada terá lugar de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas.

Fonte: Site oficial JMJ


Os Símbolos

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.

A receção e o acolhimento dos símbolos têm dado muitos frutos um pouco por todo o mundo. Em África, estes dois símbolos instaram os jovens a converterem-se numa geração não-violenta, encabeçaram várias marchas pela paz e foram tocados por milhares, que os saudaram também com os trajes típicos dos seus países. Ajudaram ainda a levar reconciliação onde havia tensão, como em Timor-Leste.

Hino

A música “Há Pressa no Ar”, hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, foi inspirada no tema da JMJ Lisboa 2023 [«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39)] e desenvolve-se em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica.

“Há Pressa no Ar” tem letra de João Paulo Vaz, sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra, no centro de Portugal. Os arranjos são do músico Carlos Garcia. O tema foi gravado, em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).

Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus.

Letra
De todo o mundo para este lugar,
Partimos, voámos, chegámos aqui.
Com Maria, ensaiamos um sim.
Queremos servir, fazer a vontade
Do Pai, nosso Pai.
Chamados a ser com Cristo Jesus,
Queremos dar, queremos estar,
Dispostos ao sim, fazer como a Mãe.

REFRÃO:
Todos vão ouvir a nossa voz,
Levantemos braços, há pressa no ar.
Jesus vive e não nos deixa sós:
Não mais deixaremos de amar.

Tu que andas à procura de ti
Parte à descoberta, vem ver o que eu vi.
Vem connosco, vem olhar para além
Daquilo que fazes e que não te deixa
Sorrir e amar.
Não olhes para trás, não digas que não.
Ouve o teu coração,
E parte, sem medo, nesta missão.

[Refrão]

Foi Maria quem primeiro acolheu
A grande surpresa da vida sem fim.
Confiante e simples, quis receber
Tão grande mistério de um Deus que é
p’ra sempre / Por ti e por mim.
Não posso calar, não posso deixar
De dizer: “Meu Senhor,
Conta comigo, não mais calarei!”.

[Refrão]

Sem ter dúvidas da sua missão,
Maria, tão jovem, depressa deixou
Sua casa e p’la montanha subiu,
P’ra ver Isabel e logo encontrou
Saudação, comunhão.
O fruto é bendito, é o meu Senhor!
E eu também quero ouvir:
“Porque acreditaste, para sempre és feliz!”.

[Refrão]

___

EN

WYD – World Youth Day

WYD. Gradually, we hear more and more in the media about WYD, World Youth Day, which will take place in Lisbon, from 1st to 6th August 2023.

There are many groups of young people, from all over the world, who are preparing to come to Portugal, but not only. Many will take advantage of the trip to visit some places of worship, before or after WYD, such as Fátima, Santiago de Compostela, Lourdes and even further afield, Rome/Vatican and Medjugorje (Mladifest, the Youth Festival, will be from the 26th to the 30th of July).

Therefore, it is not surprising that there will be a likely crowd of pilgrims on the paths around that date. Despite being an opportunity to mingle with young people from all over the world, for those looking for peace and quiet, these will not be the best dates to leave.

Photos: European Youth Pilgrimage, 1st to 7th de August 2022

Although it may frighten so many young people together at first sight, the truth is that it is an “organized mess” (at least in WYD precincts). Events of this size, where at least 1 million people are expected, are organized in great detail to prevent any mishaps. Let the fear of confusion not keep anyone away from living this experience that will be unique on many levels: both in the organization of something identical in Portugal, and in the joint experience of faith, multiculturalism and, even so, individuality. As the hymn says: “Don’t look back, don’t say no. Listen to your heart, And set out fearlessly on this mission.”

Will we meet there? :)

What is it?

World Youth Day (WYD) is the gathering of young people from all over the world with the Pope. It is also a pilgrimage, a celebration of youth, an expression of the universal Church and an intense moment of evangelization for the youth world. Although its Catholic identity is clearly evident, WYD opens its doors to everyone, no matter how close to or distant from the Church they are. 

It is celebrated at the diocesan level on Palm Sunday, and every two, three or four years as an international gathering in a city chosen by the Pope, with the presence of the Holy Father. It brings together millions of young people to celebrate their faith and sense of belonging to the Church.   

Since its first edition in Rome in 1986, World Youth Day has proven to be a laboratory of faith, a place of birth for vocations to marriage and consecrated life, and an instrument for the evangelization and transformation of the Church.  

It aims to provide all participants with a universal Church experience, fostering a personal encounter with Jesus Christ. It is a new stimulus to the faith, hope and charity of the entire host country community. With young people as its protagonists, World Youth Day also seeks to promote peace, unity and fraternity among peoples and nations around the world.

In 2023 it will be in Lisbon, Portugal.

What happens

Over the course of a week, young people from all over the world are welcomed, mainly in public (gymnasiums, schools, pavilions …) and parish facilities or family homes. In addition to the moments of prayer, sharing and leisure, the young people enrolled in this celebration participate in various initiatives organized by the WYD team, in different locations across the host city. The highlights are the celebrations (central features) for which the Pope is present, such as the welcoming and opening ceremony, the Way of the Cross, the vigil and, on the last day, the closing mass.

Days in the dioceses

“Days in the dioceses” is a gathering that precedes the week of WYD and involves integrating the young people from all over the world in the parish communities, in the various dioceses of the country and, in some cases, in the dioceses of neighbouring countries. During these days, the participants can get to know the host region better, as well as the local Church and its features, and as is also the case in WYD week, they stay in public or parish facilities or family homes. The pre-WYD for WYD Lisbon 2023 will take place from north to south of Portugal, including the islands.

Source: official website

The Symbols

World Youth Day is accompanied and represented by two symbols: the pilgrim cross and the icon of Our Lady Salus Populi Romani. In the months leading up to each WYD, the symbols set out on a pilgrimage to proclaim the Gospel and to accompany young people and their realities in a particularly special manner.

The way these symbols have been received and welcomed has borne considerable fruit all over the world. In Africa, they instigated young people to become a non-violent generation, were displayed at the forefront of several peace marches, and were touched and greeted by thousands of worshippers wearing the typical attire of their countries. They have also helped to bring about reconciliation in places of tension, such as East Timor.

Official theme song

The World Youth Day Lisbon 2023 theme song, entitled “Há Pressa no Ar”, was released this Wednesday, 27th January. The song, inspired on the WYD Lisbon 2023 theme [«Mary rose up and went with haste (Lc1,39)»], is about the ‘yes’ of Mary and about her rush to meet her cousin Elizabeth, just like the Bible verse says.

“Há Pressa no Ar” has lyrics by João Paulo Vaz, a priest, and music by Pedro Ferreira, teacher, and musician, both from the Diocese of Coimbra, in the centre region of Portugal. The arrangements were made by the musician Carlos Garcia. The theme song was recorded in two versions: in Portuguese and in an international version that gathers five languages (Portuguese, English, Spanish, French and Italian).

When singing this theme song, the young people from all over the world are invited to identify themselves with Mary, disposing themselves to serve, to the mission and to the transformation of the world. The lyrics also evokes the party of the WYD and the joy that comes from Jesus.

Lyrics

From far and wide to gather in this place 
We spread our wings and here we are, 
And with Mary proclaiming our Yes 
We seek to serve and follow the will 
Of the Lord, our Father
Chiamati ad essere come Cristo Gesù,
Vogliamo dare, diventare,
Docili al sì, essere come Maria.

CHORUS: 
Todos vão ouvir a nossa voz,
Levantemos braços, há pressa no ar.
Jesus vive e não nos deixa sós:
Não mais deixaremos de amar.


Tú que te buscas saber quién eres 
parte a descubrir, ven a ver lo que vi.
Ven con nosotros a mirar más allá,
de lo que haces y que no te deja
reír y amar.
Oublie le passé, ne dis pas non.
Écoute donc ton coeur,
Et pars sans peur sur cette mission.

[Chorus]
È stata Maria ad accogliere per prima
La grande sorpresa della vita per sempre.
Fiduciosa e semplice, volle ricevere
il grande mistero di un Dio che è
Per te e per me
No puedo callar, no puedo dejar
de cantar: “Mi Señor,
cuenta conmigo, ¡no más callaré!”

[Chorus]
Sans aucun doute sur sa mission, 
Si jeune, Marie quitte promptement
Sa maison et part dans les montagnes
Voir Elisabeth et trouve immédiatement
Salutation, communion.
Le fruit est béni, c’est mon Seigneur!
And I want to hear: You trusted in my word and happiness
is yours!

[Chorus]

Deixe um comentário