Caminhada/Walk: Ribeiro Frio – Chão das Feiteiras

Ribeiro Frio – Chão das Feiteiras

IMG_20190727_153712

Nível de dificuldade: Médio
Início: Ribeiro Frio (Levada do Furado)
Fim:
 Ribeiro Frio
Distância: 7,4 km (circular)
Duração: 3h-4h
Altitude máxima: 1173 m
Altitude miníma: 828 m
Desnível: 497 m
Acesso: Automóvel / autocarro

Nesta zona, Ribeiro Frio, existem várias alternativas de caminhada. A dos Balcões e da Portela já tinham sido aqui partilhadas.

O início da caminhada é coincidente à Levada do Furado.

“A primeira parte do caminho é acessível a qualquer pessoa, num envolvente fascinantemente verde, repleto de flora e fauna endémica que tornam a paisagem única.

Continue o caminho até chegar à ponte [Ribeiro do Poço do Bezerro], onde encontrará a subida para o Chão das Feiteiras. O caminho, irregular e um pouco escorregadio, tem espaços abertos que permitem apreciar a paisagem envolvente, além de algumas lagoas e quedas de água que abastecem a Levada e que vale a pena explorar.

A subida continua até chegar à zona do Chão das Feiteiras, uma área de lazer utilizada por muitos madeirenses para fazer convívios com familiares e amigos.

O percurso continua em direção à descida para voltar ao Ribeiro Frio, por um caminho feito de degraus em pedra até ao final.

Aproveite para visitar a criação de trutas ou deliciar-se com uma iguaria típica da ilha da Madeira.”
(Fonte texto: aqui)

Desnível

(Fonte imagem: aqui)

Esta caminhada tem uma grande biodiversidade como aves exclusivas da Madeira (pombo-trocaz (Columba trocaz) e o bis-bis (Regulus madeirensis)), fetos, lauráceas e urzes arbóreas.

Caminhada com paisagens agradáveis, mas devido a 2/3 situações mais desafiantes para mim, não fica na lista de percursos a repetir. Prova superada, mas não creio que vá deixar saudades. :)

 

Pontos positivos: 
– Vários pontos de apoio no início/fim da caminhada para se abastecer e/ou descansar.
– percurso pela natureza com pouca afluência, excepto na parte inicial;
– percurso ideal para dias de calor (com excepção da parte no Chão das Feiteiras), pois grande parte do trajecto é feito à sombra, graças à vegetação que nos protege ;
– diversidade de ambientes: plano ao início ao longo da Levada do Furado, subida ao longo até ao cume entre vegetação, planalto no Chão das Feiteiras com gado a pastar, descida por escadas de regresso ao Ribeiro Frio e entre vegetação densa.

Pontos a ter em conta:
– sem pontos de apoio ao longo do percurso. Levar pelo menos água;
– cuidado com o piso escorregadio, será uma constante;
– apesar de ter visto este percurso classificado como “Fácil” em vários locais, considero que a sua dificuldade é intermédia devido ao piso escorregadio constante, ao desnível e à falta de sinalização;
– é imprescindível levar uma aplicação ou trajecto bem detalhado. O risco de se perder é grande, pois não existe sinalização ao longo deste percurso. Alguns pontos de referência são as placas direccionadas ao Trail Running do Porto da Cruz, mas não coincidem exactamente com o trilho. Aconselho levar a app no telemóvel “Walkme” e verificar com frequência a localização GPS no mapa que eles disponibilizam (funciona offline, pois em vários pontos não há rede);
– não recomendaria a crianças e jovens apenas habituados a caminhadas;
– este percurso não é recomendado a quem tem problemas nas articulações devido ao desnível: muita subida e descida contínua (em piso escorregadio);
– apesar de circular, a direccção recomendada é com início na Levada do Furado, pois seguindo essa rota o trajecto até o Chão das Feiteiras é muito mais acessível a subir do que a descer.

Vídeo Youtube com uma parte do percurso captada por um drone: aqui.

Na chegada ao Ribeiro Frio, possibilidade de visitar o Posto Aquícola, com as trutas como ponto de atracção, desfrutar de uma poncha num dos bares/cafés da zona ou descansar no parque de merendas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s