Boom! – Camino de Santiago em números (in numbers)

Boom

O número de peregrinos rumo a Santiago de Compostela tem crescido, não sendo novidade para ninguém que esteja minimamente atento e se interesse pelo tema. No entanto, tinha curiosidade pessoal em perceber melhor estes números e algumas das tendências.

[Todos os dados utilizados estão disponíveis no site da Oficina do Peregrino. O tratamento dos mesmos, são da minha responsabilidade. Se houver lapsos, agradeço a correcção.]

O ano de 2019 bateu todos os recordes com 347.578 peregrinos a chegarem a Santiago de Compostela. Este número refere-se apenas aos que se dirigiram à Oficina do Peregrino para pedir a Compostela (terão sido muitos mais!).
Os anos jacobeus (quando o dia de S. Tiago, 25 de Julho, é celebrado a um Domingo) costumam ter um afluxo de peregrinos (visitantes e turistas) extraordinariamente maior que nos anos “normais”. O último ano jacobeu celebrou-se em 2010 (daí estar referido em todas as tabelas) e o próximo será em 2021.

Perfil do peregrino

  •  Sexo 

Tab sex
Graf Sex

Em 2018 o número de homens e mulheres no Caminho era praticamente equiparado, mas em 2019 o número de mulheres ultrapassou pela primeira vez o dos homens!

  • Idade

Tab Idade

A categoria “superior a 60 anos” vai ganhando terreno.
Este pode ser, de facto, um Caminho para Todos! :)

  • Nacionalidade

Tab Nacionalidades

Decidi retirar apenas o Top 15, onde acaba por haver menos oscilações. A origem dos peregrinos rumo a Compostela é muito diversificada, com pessoas de quase todo o mundo, o que iria dificultar a apresentação dos dados.
É interessante notar o aumento de coreanos (sobretudo jovens estudantes/recém-licenciados, para quem poder ter no Curriculum vitae a experiência de ter percorrido o Caminho de Santiago, é um factor extra e favorável).

Meio de deslocação

Tab meio

Percorrer o caminho a pé tem ganho cada vez mais adeptos, tendo os bicigrinos decrescido um pouco.
É com enorme satisfação que verifico a quantidade de pessoas que tiveram a oportunidade (certamente graças a apoio familiar e de amigos) de fazê-lo em cadeira de todas!

(Ignorância minha.. “Vela”?)


Caminhos / Trajectos

Tab Caminhos

Graf Caminhos

Apesar de nos últimos anos o número de peregrinos no Caminho Francês ser crescente, a nível relativo, tem vindo a diminuir. Já o Caminho Português (Central), o Caminho da Costa e o Caminho Inglês têm estado em crescimento tanto a nível absoluto como relativo.

É com alguma surpresa que noto que a Via de la Plata tem tido menos peregrinos. É um Caminho belíssimo, em que na altura em que o percorri (2014) notei que vários albergues eram recentes (com menos de 5 anos) e que parecia estar a ter algum dinamismo. É uma boa opção a quem quer fugir dos trajectos massificados.


Pontos de partida em Portugal

Tab Pto partida

O Porto continua a ser o grande ponto de (chegada e) partida dos peregrinos em Portugal.

*Esta tabela é pouco fidedigna, pois ao longo dos anos, os critérios de apresentação dos dados utilizados não foram sempre os mesmos. Creio que este decréscimo do número de peregrinos a iniciarem o seu Caminho em Lisboa não pode ser considerado, pois em anos anteriores os dados foram apresentados como “Lisboa” e “Lisboa costa” (tendo sido minha opção agrupá-los) e, em 2019, apenas foram apresentados os números para “Lisboa”. Também se verificou uma ausência de dados em relação a tantas outras localidades como ponto de partida.

 

 

1 thoughts on “Boom! – Camino de Santiago em números (in numbers)

Deixe um comentário