O Caminho enquanto Missão

Missão

Em breve termina uma nova ronda pelo país, com muitos quilómetros de estrada entre o Norte e o Sul do país, poucas horas de sono, alguns torcicolos pelas longas viagens nos transportes públicos, cansaço e calor acumulados. No entanto, o coração transborda!

Quando se vive algo tão profundo e transformador na nossa vida, surge e urge a necessidade de partilhar com os demais tudo o que foi vivido.

Pessoalmente, é interessante olhar para trás e ver o rumo dos acontecimentos: primeiro a criação deste blog para partilhar informação, mais tarde o livro e, recentemente, os roteiros pelo país para levar a mensagem mais longe. Para alguém que nunca teve gosto especial pela escrita e por falar em público, o desafio é uma constante e apenas ultrapassável por este sentimento de Missão. Missão de partilhar um pouco daquilo que vivi, que os outros podem experenciar, que está ao alcance de TODOS!

O livro continua a ser o meio/instrumento para chegar aos locais, para as portas se abrirem, mas o que realmente importa é transmitir a mensagem.
Acredito que com uma pessoa a assistir ou um auditório cheio, vale sempre a pena. Daí a vontade de querer continuar a ir “às periferias”, aos locais menos óbvios, correndo o risco de que a viagem seja em vão. Até hoje, isso nunca aconteceu e de todas as experiências se retiram aprendizagens.

Fico genuinamente mais contente quando se junta um pequeno grupo interessado e curioso em querer saber mais sobre o Caminho, do que uma sala repleta distraída. Reconforta-me mais um livro lido emprestado da Biblioteca, do que um comprado e colocado intacto na estante.

Confesso que, quando o livro foi publicado, pensei que a maior abertura surgiria por parte das paróquias, para ir partilhar a experiência ao longo dos Caminhos. A realidade tem sido outra. Certo dia disseram-me: “Talvez porque aí não seja onde realmente é necessário, já há outras pessoas que conhecem e podem partilhar. O teu testemunho poderá ser mais importante nos outros locais”. Estas palavras fizeram-me sentido e não mais pus em causa o local ou o número de ouvintes. As coisas acontecem como têm de acontecer e, para alguém que como eu não acredita em coincidências, tudo ainda fica a fazer mais sentido. Não há lugares menores, menos dignos, seja um café, um restaurante, uma biblioteca, um cine-teatro ou uma FNAC. Vou com o mesmo entusiasmo para todos eles e profundamente grata pela disponibilidade de me abrirem a porta e me receberem sempre tão bem!

Nunca terei possibilidade de retribuir todo o carinho, confiança e hospitalidade das inúmeras pessoas que me têm recebido. Já são cerca de 30 sítios por onde passei, algumas entrevistas, notícias nos media… Um Caminho com cada vez mais pessoas e amigos. OBRIGADA a TODOS por este enriquecimento que não tem preço!

(Não quis repetir algumas notas já anteriormente partilhadas, mas que continuam absolutamente actuais: Rescaldo II Booktour)

Setembro
27 PORTO, Bar/Galeria Espiga, 22h
28 CHAVES, Biblioteca Municipal, 17h
29 VISEU, Biblioteca Municipal, 15h

Outubro
1 MIRANDELA, Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, 18h
2 BRAGA (Ferreiros), Restaurante Bela Mesa, 19h
3 CANTANHEDE, Biblioteca Municipal, 14h30
4 AVEIRO, CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, 20h
6 FERREIRA DO ZÊZERE, Cine-Teatro Ivone Silva, 16h
6 LEIRIA, FNAC LeiriaShopping, 21h
8 ÉVORA, Paços do Concelho, 18h
9 BEJA, Biblioteca Municipal, 21h
10 FARO, Sede AEJ, 19h
11 LISBOA, INFARMED, 18h45, com Pedro Cuiça (autor de “Passo a Passo”)

O Caminho de Santiago é demasiado rico para não ser partilhado! :)

Vídeo: aqui

Livro: aqui 

No 1º tour andei por: Funchal, Porto, Lisboa, Ponta Delgada (Açores), Braga, Viana do Castelo, Albergaria-a-Velha, Coimbra.

2º tour: Vila Real, Barcelos, Aveiro, Guimarães, Covilhã, Vila Real de Santo António, Pedrógão (Torres Novas), Fátima, Louriçal (Pombal).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s