Livro “GPS do Peregrino”

PT

gps-do-peregrino

A caixa de correio continua a trazer-me óptimas surpresas e alegrias! Obrigada J.S. por esta, em que não resisti em partilhar! :)

Editado no ano passado, o “GPS do Peregrino” é um pequeno livro de bolso, em formato de agenda, dividido em duas propostas de peregrinação: uma rumo ao santuário mariano, outra a Santiago de Compostela. Está recheado de conselhos práticos, orações e pistas para meditar não só na preparação da peregrinação como ao longo da mesma. Pretende que a caminhada não seja apenas exterior, mas enriquecida porque também vivida interiormente (e espiritualmente). No final, um espaço livre para anotações pessoais.

As reflexões de “oito dias” da autoria do sociólogo, teólogo e escritor jesuíta José María Olaizola, tanto rumo a Fátima (“Passos com Maria”), como a Compostela (“Caminho de Santiago”), podem ainda ser escutadas, acompanhadas e/ou descarregadas em podcast no site Passo-a-Rezar, num trabalho maravilhoso que já antes acompanhava (“7 Pausas na Beleza”: aqui), em que a música de fundo e as vozes dos intérpretes (Pedro Luzindro e Soraia Tavares) tornam tudo ainda mais bonito.

“Este é um tempo de oportunidade para mim. De sair de casa e ganhar distância das coisas, das pessoas e das rotinas… é um tempo para descansar, ou para me cansar de modo diferente. Para pensar na minha vida, dar valor àquilo que tenho, e também para me abrir à novidade. Penso, durante uns momentos, em tudo aquilo que o Caminho me apresenta como oportunidade.
Com o Caminho, também se abre um tempo de perguntas. Perguntas sobre a minha vida, as pessoas com quem contacto todos os dias, sobre aonde vou e a quê. Perguntas muito quotidianas ou, talvez, algumas perguntas mais profundas, sobre Deus, sobre o sentido da minha vida… Durante o caminho, vou ter ocasião para me fazer todas essas perguntas. Que mais me preocupa neste momento da minha vida? Que questões preciso de colocar diante de Deus?
O Caminho será também um tempo para semear, para plantar uma semente de algo que, seguramente, dará o seu fruto no futuro.”

in GPS do Peregrino, pg. 57

Irás pelo caminho

Irás pelo caminho buscando a Deus,
mas atento às necessidades
dos teus irmãos.

Em qualquer momento, em qualquer lugar,
em qualquer companhia
farás a ti mesmo
a admirável pergunta de Franklin:

– «Que bem posso eu fazer aqui?»

E sempre encontrarás uma resposta
no fundo do teu coração.

Prepara os ouvidos, os olhos e as mãos,
para que nenhuma necessidade,
nenhuma angústia, nenhum desamparo,
passem de largo.

E quando não vires ninguém
na estrada que brilha ao sol
cheia de pegadas;
Quando o caminho já estiver solitário,
volta-te imediatamente
para o teu Deus escondido.

E se Ele te perguntar dentro de ti mesmo

-«Porque não me procuravas
meu filho?», responderás:

– Buscava-Te, Senhor, nos outros.

– E encontraste-me?

– Sim, Senhor, estavas na angústia,
na necessidade, na miséria dos outros.

E Ele, como resposta, sorrirá docemente.”

Amado Nervo
in GPS do Peregrino, pg. 97

Para adquirir: aqui

Post: Caminho com acompanhamento espiritual

Outros livros sobre o Caminho de Santiago:

– “Um Caminho para Todos – Diário de uma Peregrina no Caminho de Santiago“, de Luísa Sousa
– “GPS do Peregrino
– “Olhares de um Peregrino no Caminho de Santiago”, de Luís Ferreira e Nuno Sousa
– “Caminho do Amor“, de Alexandre Narciso e Anabela Narciso
– “O Caminho se Faz Caminhando“, de Vanessa Omena
– “I’m Off Then: Losing and Finding Myself on the Camino de Santiago”, de Hape Kerkeling
– “Alguma Dor Cura a Alma”, de Carlos Ferreira
– “Santiago Santiago – Caminho de Santos, Cavaleiros, Heróis e Vilões”, de Hans Aebli

Deixe uma Resposta

