Caminhada / Walk: Levada do Moinho

A Levada do Moinho faz parte dos Percursos recomendados pela Direcção Regional do Turismo, PR 7. O seu nome deve-se aos moinhos que existiram ao longo da levada, mas actualmente consta apenas um e em mau estado de conservação.

A levada inicia na Ribeira da Cruz ou em Portas da Vila (por onde optamos), na Santa, em frente à casa florestal e onde se realiza a Feira Agropecuária. Se for em viatura particular, a opção é deixar o carro estacionado na berma da estrada.

A Levada do Moinho “(…) Foi construída a expensas dos seus utilizadores e só eles tinham direito ao seu uso, daí ser chamada de levada de heréus. A levada regava toda a zona do Pico Alto, abrangendo a Fajã do Nunes, grande parte da Vila, Fajã do Barro, Fajã dos Barbusanos e Arrudal” (fonte: aqui).

O percurso acompanha a Estrada Regional 101, embora a uma cota mais elevada, havendo partes em que nos abstraímos completamente dessa proximidade, dada a beleza com que nos deparamos, a vegetação densa e o barulho da água a correr. Iniciado o percurso, até à Ribeira da Cruz esperam-nos 7,7 km (+7,7 km para regressar ao ponto de partida).

A primeira parte do trajecto é realizada sobretudo à sombra, dada a intensa vegetação circundante, o ideal num dia soalheiro e quente como aquele com que fomos presenteados.

O caminho tem algumas (poucas) partes  menos propícias a pessoas com vertigens, mas, ainda assim, fazível com tranquilidade. (Nos guias, vem classificado como percurso fácil ou médio e sem referência a vertigens, ainda assim, pode causar impressão.)

Vestígios do Moinho de água

A partir do moinho de água, o caminho torna-se mais espaçoso e com vegetação rasteira, abundantemente ladeado por fetos.

Percurso tranquilo, bonito e com pouco desnível. Recomendado mesmo a pessoas pouco familiarizadas com as caminhadas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s