Caminhada / Walk: Monte – Terreiro da Luta

Sexta-feira Santa é um dia especial. Apela ao recolhimento, ao distanciamento dos ruídos diários, à reflexão e à oração.
Assim, o dia foi aproveitado para uma caminhada até o Terreiro da Luta que, sendo relativamente próximo do Funchal, transporta-nos para outra realidade.

O nosso ponto de partida foi mais distante, mas o trajecto “oficial” inicia ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Monte. Todo o percurso está marcado pelas estações da Via-Sacra, que nos conduzem até ao Santuário da Nossa Senhora da Paz (Terreiro da Luta), com um memorial erigido a Nossa Senhora. A sua construção iniciou-se em 1923. Todo o monumento é simbólico: o motivo da sua construção, os materiais e a mão-de-obra utilizados (ver a explicação na fotografia).

Com excepção da parte inicial, o caminho não tem acesso a automóveis, está bem cuidado e rodeado de vegetação, o que nos proporciona um odor e paisagens muito agradáveis. Embora a distância não seja muita (cerca de 2 Km), poderá não ser aconselhado a pessoas com joelhos mais sensíveis, já que o ponto inicial, na Igreja, encontra-se na cota 540 e subimos até os 850 metros de altitude. (Para quem não pretender voltar a descer a pé, o Terreiro da Luta tem acesso à estrada.)

Ao longo deste trajecto, optamos pela Via-Sacra do Passo-a-Rezar (aqui) para nos acompanhar. Esta dá-nos a visão dos acontecimentos através dos olhos de Maria, Mãe de Jesus. Aconselho a audição!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s