Um Caminho de Causas

DSC09890PT / EN

Desculpem-me este post, por não se enquadrar tanto nos temas habitualmente aqui referidos, mas que acabam por fazer parte do meu Caminho há muito mais tempo e, por isso, não poder ficar indiferente. Desculpem igualmente a utilização da foto do cachorrinho (que não sendo meu, está bem entregue na família), mas no mundo de hoje, parece ser a única forma de conseguir captar o mínimo de atenções.

Que mundo é este capaz de juntar 200 mil pessoas contra o abate de um cão em Espanha e manter-se em silêncio pelas mais de 4.000 mortes em África de infectados com o vírus do Ébola? (Declaração de interesses: tenho um cão, compreendo bem o sentimento de querer o melhor para ele, só não compreendo que se sobreponha à atenção dada às pessoas).

Que mundo é este que foca as atenções na Síria quando são decapitados ocidentais e depois as notícias passam a 2 minutos para referir portugueses que se juntaram ao Estado Islâmico ou cristãos assassinados? Não deveriam interessar as categorias (sexo, nacionalidade, crença), mas apenas por serem pessoas e são milhares que estão a sofrer, deslocadas das suas casas, torturadas e mortas!

Que mundo é este que passa de relance os protestos em HongKong em defesa da sua liberdade?

Que mundo é este que dá tanta importância aos casamentos de Angelina Jolie e Clooney e respectivo guarda-roupa?! Pena as noivas não terem usado um vestido estampado com imagens do que se passa por esse mundo fora e aproveitava-se melhor todo o Carnaval feito à volta dos eventos.

Que mundo é este em que uma qualquer foto de uma seta amarela, uma Compostela ou um prato de comida no restaurante X, gera mais reacções (comentários, “gostos” e partilhas) que um pedido de ajuda ou um alerta?

basta

Neste mundo em que é cada vez mais difícil arranjar pontos de identificação, fica a minha admiração por quem continua a remar contra a maré e a colocarem diariamente em prática a filosofia Ubuntu (Eu sou, porque Tu és)! Obrigada pelo trabalho que fazem e por me inspirarem!

Há causas em todas as áreas a necessitarem do nosso apoio, basta escolher com a qual nos identificamos mais e AGIR! :)

Que não seja preciso chegar à véspera do Natal ou começar a colocar cãezinhos e gatinhos nas campanhas de sensibilização para atrair a atenção por 2 segundos!

Ficam aqui apenas o exemplo de alguns projectos:

Acreditar: actua no sentido de proporcionar as condições para que as crianças com cancro tenham as mesmas oportunidades, não só de sobrevivência, mas também de conquistar a saúde física e psicológica e crescerem tornando-se adultos de pleno direito!

Ajuda de Berço:  dar colo aos 40 bébés que vivem na casa e contribuir para um projecto de vida duradouro e feliz!

Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão: ampliar o espaço disponível para a recepção de peregrinos.

Alzheimer Portugal: constituída para promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores.

Amnistia Internacional: proporcionar que cada pessoa possa desfrutar de todos os Direitos Humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Associação Portuguesa de Charcot Marie Tooth: tem como fim divulgar e sensibilizar a população em geral, e a classe médica em particular, sobre a existência da doença degenerativa, Charcot Marie Tooth; apoiar e orientar os portadores e seus familiares; promover encontros nacionais; atividade entre portadores e familiares; encetar parcerias com instituições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos portadores e seus familiares; angariar fundos para contribuir financeiramente para a investigação da cura/tratamento; promover tratamentos pelas artes, música, dança.

Associação Salvador: promover a melhoria das acessibilidades e desenvolver projectos que melhorem a integração e qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida.

Cancro com Humor: promove momentos lúdicos, descontraídos, bem dispostos e artísticos a todos os carequinhas, ex-carequinhas e seus familiares. Acredita e defende o humor como uma arma!

Escolinha Kutsaca: tem como objectivos a construção da Escolinha e a sua manutenção (mínimo 60 crianças), criar um Centro Comunitário e formar as mulheres para criarem os seus próprios negócios.

Há Ir e Voltar: Tem como objectivos principais a construção de uma escola e arranjar Padrinhos/Madrinhas para as crianças (=oportunidade de irem à escola).

Hodi Kibera: tem como objectivos principais a construção de um Centro Comunitário (Biblioteca, sala informática, sala de aulas, etc.) e arranjar Padrinhos/Madrinhas para as crianças (=oportunidade de irem à escola).

JRS Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados:  tem como missão “acompanhar, servir e defender” os direitos das pessoas refugiadas e deslocadas à força, em qualquer parte do mundo.

Liga Portuguesa Contra o Cancro: entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

Movimento Ajuda: ajudar famílias em situação de rutura económica a ter uma nova oportunidade, até encontrarem o caminho definitivo.

Palhaços d’Opital: “transporta” o palhaço para o ambiente hospitalar, levando alegria e boa disposição para as crianças, adultos, pacientes, familiares e equipa médica, embora o foco essencial seja no Idoso.

Remédios do Riso: contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças hospitalizadas, ajudando-as, e às suas familias a suportar melhor a sua estadia.

Terra dos Sonhos: procura reforçar a crença na capacidade que todos temos para realizarmos os nossos objectivos mais inspiradores, os nossos sonhos. Beneficiários: crianças com doenças crónicas e/ou em estado avançado, crianças carenciadas e pessoas idosas.

WelcomeHome: promover o apoio, formação e empregabilidade de cidadãos em situação de sem-abrigo.

 ___

EN

A “way” of social causes

Sorry, this post does not fit the themes commonly referred here, but they are part of my path since ever, therefore, I can not remain indifferent. Sorry also for using the doggie photo (not being mine, is in the family), but in today’s world, it seems to be the only way to capture the minimum of attention.

What world is this where 200 thousand people expressed against the killing of a dog in Spain and remain silent for more than 4,000 deaths of adults infected with Ebola virus in Africa? (I have a dog, I well understand the feeling of wanting the best for him, just do not understand that it overlaps the attention given to the people).

What world is this that focuses attention on Syria just when Western people were decapitated and  now  TV news spend 2 minutes to refer Portuguese who joined the Islamic State or Christians murdered? It should not interest categories (gender, nationality, religion), but only because they are people and there are thousands who are suffering, displaced from their homes, tortured and killed!

What world is this passing just a glance on the news about the protests in HongKong in defense of their freedom?

What world is this that gives so much importance to marriages of Angelina Jolie and Clooney and their clothes?! It’s a pity that brides have not worn a dress printed with images of what is happening throughout the world and took advantage of all buzz around the events.

What world is this where any photo of a yellow arrow, Compostela or a meal in the restaurant X, generates more feedback (comments, “likes” and shares) than a request for help?

In this world which it is increasingly difficult to find points of identification, my admiration is for those who continue to fight against all of this and put into daily practice the philosophy Ubuntu (I am because You are)! Thanks for the work you do and the inspiration that you give me!

There are good causes in all areas needing our support, we simply just need to choose which we identify with more and ACT! :)

It shouldn’t be necessary to be Christmas or start putting puppies and kittens in awareness campaigns to attract 2 seconds of attention!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s