Cuida quem ama e conhece

Tive o privilégio de nascer numa bela ilha em que a natureza abunda e, tal como a grande maioria dos meus conterrâneos, passei muitos bons momentos nas nossas serras com a família e amigos, a fazer uma espetada, a jogar, descansar, conviver ou passear.

Com o gosto mais recente das caminhadas, ainda comecei a apreciar mais a Mãe Natureza. Por isso, ao tomar conhecimento das actividades da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal (mais informações), surgiu o interesse de participar.

O dia estava destinado à manutenção da nossa floresta, mais propriamente no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha.

Durante o trabalho, uma simpática família de turistas portugueses abrandaram o carro a tentar perceber o que se estava a passar. Ao ver-me passar com baldes acabados de encher na levada, perguntam-me se andamos à caça de tesouro. À caça não diria, mas a cuidar do nosso tesouro, sim. :) “Ah… muito bem, muito bem… bom trabalho!”

Foi uma oportunidade de poder retribuir um pouco do que tanto tenho recebido (diga-se a verdade que é uma gota no imenso oceano de trabalho que há a fazer, que é contínuo, interminável e, por vezes, inglório e desrespeitado), mas principalmente de aprender e conviver. O meu bem-haja a quem se dedica a sensibilizar, afinal de contas, é preciso conhecer para amar e cuidar! Eu cada vez gosto mais e dentro da categoria “plantas” já distingo mais 2 ou 3, uma vitória!! :)

Uma música aprendida na primária, vem-me à memória e nunca me fez tanto sentido:

Plantei uma árvore
Lá no meu jardim,
Ela foi crescendo,
Tratada por mim.
Agora é grande
Tem copa formosa
E a todos oferece
Fruta saborosa.
E à sua sombra
Nas tardes de Verão
Brincamos à roda,
Cantando a canção
A árvore é uma amiga,
Não me posso esquecer
É nosso dever
Sempre a proteger.

Autor desconhecido

O nosso país tem tantas serras, que trabalho (manutenção, plantação, limpeza, sensibilização, etc.) não falta! Fica o desafio de cada um cuidar da que lhe está mais próxima, para que todos possamos continuar a usufruir desses tesouros. :)

 

Deixe uma Resposta

