Viagem ao passado

lata-de-tintaTenho um amigo que atravessa a Rua de Cedofeita (Porto) todos os dias. Para quem não conhece o trajecto, esta é uma rua comprida, por onde passa o Caminho Central Português, com uma parte apenas pedonal. A concentração de setas amarelas nesta rua, é, a meu ver, exagerada, pois onde nem existe cruzamentos, há 2/3 setas a reforçar que é preciso seguir em frente (a única saída seria só mesmo voando).

Falava então com esse amigo sobre o Caminho e o tipo de sinalização utilizada e ele, incrédulo, pois nunca tinha visto nenhuma (embora atravesse a dita rua 4 vezes ao dia), achava que estava a brincar. Como poderiam essas setas levar-nos a Santiago de Compostela? Até Espanha??
Contar que tinha atravessado todo o norte de Espanha (Caminho Francês) apenas seguindo setas, foi a gota de água. Riu e despachou o assunto com um “Sim, sim, se tu o dizes…”

Neste mundo cada vez mais informatizado, não deixa de ser interessante que cada vez mais “maluquinhos” andem a seguir setas e não pareçam querer deixar o método tradicional. Podem existir todas as ajudas tecnológicas que quiserem, mas não deixarão de ser isso mesmo, complementos, pois o que queremos são as setinhas à “moda antiga”. E na chegada a Santiago, espera um “diploma” em papel (Compostela), escrito em latim! :)

É um caminho de regresso ao passado, onde a distracção da TV dá lugar às conversas cara a cara, a fast food à comida tradicional da região, o ruído supérfluo à introspecção. 
Pelos números publicados pela Oficina do Peregrino, o “passado” está cada vez mais presente e será ainda mais futuro!

(Fonte Imagem: aqui)
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s