Errantes no Caminho

12598_470023599706420_5309119_nEra para mim uma realidade desconhecida e que aos poucos me fui apercebendo que, afinal, não é assim tão incomum.

Quando em 2009, emigrada, trabalhei num serviço que (também) atendia pessoas em situação de sem-abrigo, certo dia apareceu um senhor a pedir auxílio. Este, apesar de ter 2 filhas, tinha vendido a sua casa e andava sem rumo, em bicicleta, por toda a França. O motivo? O falecimento da sua mulher anos antes. A dor da perda para ele era tão grande que não suportava estar na sua terra de origem, nem tão pouco permanecer muito tempo no mesmo sítio. Era necessária a mudança constante de modo a ocupar-lhe os pensamentos com outras coisas que não as lembranças de outros tempos.
Na altura, este “atendimento” perturbou-me bastante, pois na medida do possível, reconheci em mim essa dor de ter de permanecer num local cheio de memórias e a vontade de partir.

Mais tarde, no Caminho Francês, cruzei-me com um português que andava, se não estou em erro, há 3 anos e meio a percorrer os caminhos e os diversos santuários.
Mais recentemente, cruzei-me com outro peregrino na mesma situação e um hospitaleiro espanhol comentou que é algo com que se depara com alguma frequência.

Os motivos de cada um serão certamente diversos, mas talvez o elo comum a todos seja o facto de a dor de permanecer e enfrentar a rotina, o dia-a-dia e os espaços com memórias, seja pior que a errância.
Há quem diga que é preciso coragem para partir, dada a incerteza diária, a falta de conforto e de alguns bens materiais, mas ficar e enfrentar os “fantasmas”, não implica menos coragem!
A dor é a mesma, as formas de a enfrentar é que divergem.

Anúncios

5 thoughts on “Errantes no Caminho

  1. EXCELENTE TESTEMUNHO!
    Bela escrita, gostei imenso!
    Já pensou em escrever um “livro” de Memórias!?
    Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s