Errantes no Caminho

12598_470023599706420_5309119_nEra para mim uma realidade desconhecida e que aos poucos me fui apercebendo que, afinal, não é assim tão incomum.

Quando em 2009, emigrada, trabalhei num serviço que (também) atendia pessoas em situação de sem-abrigo, certo dia apareceu um senhor a pedir auxílio. Este, apesar de ter 2 filhas, tinha vendido a sua casa e andava sem rumo, em bicicleta, por toda a França. O motivo? O falecimento da sua mulher anos antes. A dor da perda para ele era tão grande que não suportava estar na sua terra de origem, nem tão pouco permanecer muito tempo no mesmo sítio. Era necessária a mudança constante de modo a ocupar-lhe os pensamentos com outras coisas que não as lembranças de outros tempos.
Na altura, este “atendimento” perturbou-me bastante, pois na medida do possível, reconheci em mim essa dor de ter de permanecer num local cheio de memórias e a vontade de partir.

Mais tarde, no Caminho Francês, cruzei-me com um português que andava, se não estou em erro, há 3 anos e meio a percorrer os caminhos e os diversos santuários.
Mais recentemente, cruzei-me com outro peregrino na mesma situação e um hospitaleiro espanhol comentou que é algo com que se depara com alguma frequência.

Os motivos de cada um serão certamente diversos, mas talvez o elo comum a todos seja o facto de a dor de permanecer e enfrentar a rotina, o dia-a-dia e os espaços com memórias, seja pior que a errância.
Há quem diga que é preciso coragem para partir, dada a incerteza diária, a falta de conforto e de alguns bens materiais, mas ficar e enfrentar os “fantasmas”, não implica menos coragem!
A dor é a mesma, as formas de a enfrentar é que divergem.

5 thoughts on “Errantes no Caminho

  1. EXCELENTE TESTEMUNHO!
    Bela escrita, gostei imenso!
    Já pensou em escrever um “livro” de Memórias!?
    Parabéns!

Deixe uma Resposta

