Partilha do Luís: “Caminho de Santiago: Grandes dúvidas e grandes desafios”

Mais uma partilha que me alegra o espírito, por ser de alguém que apesar de primar pela descrição, muito já contribuiu para este cantinho e responde sempre prontamente aos meus apelos. Luís, obrigada por tudo! :)

Para quem quiser participar, o desafio foi lançado aqui! :)

Caminho de Santiago: Grandes dúvidas e grandes desafios

Respondendo ao irrecusável apelo da Luisa para aqui relatar um pouco da minha experiência do Caminho, pensei que a forma mais fácil seria questioná-lo genericamente e enquadrar-me nas respostas:

1)      Porque razão as pessoas percorrem o Caminho de Santiago?

Dizem as estatísticas que os motivos são por ordem decrescente “religiosos”, “religiosos e culturais” e “outras”, sendo muito fácil e até algo compreensível, o enquadramento maioritário no segundo e no qual eu próprio contribui genericamente para tais números. Mas esta análise macro esconde as múltiplas motivações individuais

Não é fácil dizer um motivo para percorrer o Caminho de Santigo. O próprio Caminho encarregar-se-á de nos indicar vários. A grande maioria partirá não por um motivo em concreto mas em busca dele.

Consegue-se perceber não existir aqui a carga dramática de outros caminhos nem a pressão do tempo. Ninguém tem que chegar inadiavelmente numa data precisa. Diz-se por aí que ao contrário de outros Caminhos onde existe a pressa de chegar, quem faz o Caminho de Santiago, “tem pressa em partir”

De regresso a minha mochila vinha carregada de motivos

2)       Partir sozinho ou acompanhado?

A sensação de colocar uma mochila às costas, bater a porta de casa e sair sozinho, é das mais extraordinárias experiências que já vivi. Passamos a ser gestores do tempo, da nossa liberdade, do nosso destino, algo a que não estamos habituados. A dúvida de partir sozinho ou acompanhado torturou-me até bem perto da data da partida. Julgo que precisamos de sair sós para nos conhecermos melhor através dos outros. No fim acho ter decidido bem mas cada um deve decidir por si próprio.

3)      Como nos superamos no Caminho?

O Caminho faz-nos conhecermo-nos a nós próprios e a testar os nossos limites físicos e psicológicos. Cada dia é um novo desafio. Somos bem mais fortes do que afinal julgávamos. Chegar diariamente a um novo albergue e encontrar ou reencontrar outros peregrinos foi algo que alimentou a minha motivação e me “empurrou” para Santiago.

4)      Quais os ensinamentos do Caminho de Santiago?

Quando partimos julgamos poder vir a fazer uma grande descoberta no Caminho quando na realidade o que vamos encontrar são muitas pequenas descobertas. Coisas tão vulgares como o valor da partilha, da simplicidade e despreendimento, da proximidade com a natureza, dos silêncios, dos ritmos, das pessoas. Valores que estão escritos na nossa matriz mas que o dia-a-dia vai ocultando no rodopio de sensações que vivemos.

Cada um constrói a sua história no Caminho de Santiago de forma única mas acredito que este é o denominador comum: a mensagem de simplicidade que o Caminho transmite.

5)      E depois do Caminho?

É verdade que depois de passada a euforia do Caminho fica um certo vazio. É certo que muito do que vivemos ficará para sempre. É uma certeza que muitos hão-de querer regressar. Eu quero.

Revejo-me na ideia que Santiago é um Caminho para onde se parte mas onde nunca se chega. O destino é o Caminho.

Ultreia!

NOTA: O contéudo (texto e fotografias) são da inteira responsbilidade do seu autor.

Outras partilhas:
– Mário C. e Teresa V.: “Sentir o Caminho”
– Cláudia Gouvinhas: “Comecei a caminhar tarde…”
– David Prior II: Camino Primitivo 2014 – la puesta a prueba tres años después
– Joana Vaz Teixeira: “Caminhando se faz o Caminho”
– Daniela Mello : “Falar do Caminho de Santiago tira boa parte do encanto que é vivê-lo”
– David Prior: “De un reto a un camino de descubrimientos y experiencias”
– Luís: “Caminho de Santiago: Grandes dúvidas e grandes desafios”
– Juciara Nepomuceno: “Três lições do Caminho”
– David Rodrigues: “KM 0 – Quando pensares que o Caminho terminou…”

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s