Livro “O Caminho Se Faz Caminhando”

Livro o Caminho Faz-se CaminhandoMais um livro sobre a experiência vivida nos caminhos.
Desta vez trata-se de Vanessa Omena, brasileira, que na sua mudança de malas e bagagens para Portugal, antes de se instalar confortavelmente, decidiu ir fazer o Caminho Francês desde Roncesvalles, para organizar as ideias.
Por ser uma experiência de 1998, gostei especialmente de “ver” as diferenças entretanto ocorridas no caminho, assim como a sua vivência de locais por onde apenas passei, mas que como ela fez etapas diferentes das minhas, deu-me outra perspectiva de alguns pontos.

NOTA: Se alguém quiser o livro, ofereço! Tem sido a minha política nos últimos anos, ler e passar a outros (quando são da minha colecção, claro). :) Basta enviar um e-mail para sousaluisa1@gmail.com .
(Actualização 23-10-13: O livro já tem novo dono.)

“Apesar de ter na mão o meu cajado – o instrumento, visível ou invisível, que todo o peregrino traz consigo -, ainda não sabia o que fazer com ele. Mas a sensação de liberdade, vontade de conhecer, experimentar, aprender, descobrir os meus próprios limites, ousar e realizar, foram-me levando para a frente. Era preciso fazer o Caminho, e… O Caminho Se Faz Caminhando… passo a passo, às vezes perdendo-se, indo por atalhos ou auto-estradas, mas firmando sempre os passos para chegar a algum lugar, não a qualquer lugar, mas ao lugar escolhido, pretendido, desejado.”

“A experiência da peregrinação foi, tem sido e sempre será uma grande lição e companheira na minha vida. A fé, a humildade, a solidariedade e a dor, que se transformam em aprendizagem, são o presente maior de quem fez o Caminho sem esperar tanto, mas conquistando muito, a cada encontro, a cada passo do grande Caminho.”

“Uma das coisas mais bonitas no Caminho de Santiago é mesmo a linguagem silenciosa que, muitas vezes, se expressa num gesto de solidariedade, de troca, de amor que vai brotando entre pessoas a princípio tão estranhas umas das outras, mas, neste Caminho de aprendizagem, humildade e fé, vamo-nos reconhecendo como irmãos de uma grande família.”

“Já sentados para a grande missa do meio-dia encontrei muitos peregrinos conhecidos. Estavam todos como eu, ainda com as suas mochilas e cajado encostado nos bancos da Catedral, um ar cansado e, ao mesmo tempo, superado por toda aquela emoção de quem conseguiu chegar ao seu destino.”

(in  “O Caminho Se Faz Caminhando”, Vanessa Omena)

Outros livros sobre o Caminho de Santiago:
– “Um Caminho para Todos – Diário de uma Peregrina no Caminho de Santiago“, de Luísa Sousa
– “GPS do Peregrino
– “Olhares de um Peregrino no Caminho de Santiago”, de Luís Ferreira e Nuno Sousa
– “Caminho do Amor“, de Alexandre Narciso e Anabela Narciso
– “O Caminho se Faz Caminhando“, de Vanessa Omena
– “I’m Off Then: Losing and Finding Myself on the Camino de Santiago”, de Hape Kerkeling
– “Alguma Dor Cura a Alma”, de Carlos Ferreira
– “Santiago Santiago – Caminho de Santos, Cavaleiros, Heróis e Vilões”, de Hans Aebli

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s