Retribuir ao Caminho

Give-BackSão inúmeros os peregrinos a retirarem experiências inesquecíveis do Caminho de Santiago e, por isso mesmo, são muitos os que acabam por voltar uma e outra vez.
A experiência é ainda melhor quando tudo corre bem: as setas estão bem sinalizadas, os caminhos limpos, os albergues cuidados e prontos a receber e, de preferência, com preços acessíveis,…

Quantos de nós já se deu conta do trabalho, empenho, dedicação e sacrifício pessoal que está por trás, para que toda esta “máquina” funcione quando o peregrino necessita?
Eu confesso que tudo isto me passou ao lado no meu 1º caminho. Foi só ao longo do 2º que me fui apercebendo que muitas coisas só funcionam devido à boa vontade de quem está à frente, sendo muitas vezes, voluntários.

Foi por isso que ao regressar a casa resolvi retribuir um pouco ao Caminho daquilo que tinha recebido, inscrevendo-me numa associação, que intervém directamente nas necessidades do caminho/peregrinos, mais por carolice do que pelos rendimentos que advém das quotas. No entanto, este valor simbólico, é necessário para ajudar nos custos de materiais, chamadas telefónicas, deslocações, etc.

Algumas formas de colaborar:
– inscrição numa associação ligada ao Caminho (e respectivo pagamento das quotas);
– participação nas acções desenvolvidas pelas associações, albergues e Câmaras Municipais (sinalização, limpeza, divulgação, etc.);
– voluntariar-se como Hospitaleiro nos Albergues/Oficinas dos Peregrinos (não são todos os que recebem, mas é questão de se informar);
– informar-se na associação/albergue mais próximo que tipo de ajuda estão a necessitar;
– estar atento às necessidades do Caminho e reportá-las a quem de direito;
– se passar num albergue de donativo, não seja forreta. Normalmente, o facto de ser “donativo” não é por não necessitarem, mas pela filosofia de funcionamento do espaço.

Se todos os “admiradores” do Caminho colaborarem e retribuírem um pouco do que receberam ao longo do mesmo, este ainda se tornará um local mais aprazível!

(Fonte Imagem: aqui)
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s