“Relatório” da actividade no Caminho do Litoral

Etapa: Matosinhos (Rotunda da Anémona) – Vila do Conde

Conforme mencionado aqui, infelizmente, neste trajecto há muitas falhas e oportunidades de melhoria, excepto na parte final, a partir da Reserva Ornitológica do Mindelo.
É certo que este percurso é quase intuitivo (seguir para norte e perto da orla marítima), mas ao peregrino faltará o conforto das setas, de se saber na direcção correcta.

Nota 1: Esta actividade foi apenas uma caminhada em que se aproveitou para verificar as falhas na sinalização do trajecto. Ninguém pintou ou remarcou fosse o que fosse, mas foi feito o levantamento das falhas e/ou oportunidades de melhoria do mesmo.

Nota 2: Não vou entrar em discussão se este trajecto deve ou não ser considerado parte do Caminho de Santiago. Esse tema deixo para os entendidos na matéria. A mim, preocupa-me apenas o bem-estar dos peregrinos (neste dia encontramos 6).  Deste modo, deixo a informação abaixo para que quem quiser, possa fazer uso da mesma.

Falhas/Oportunidades de melhoria:

Indicação para virar para a Ponte (Leixões).DSC06015

DSC06016

Escada para aceder à Ponte.

DSC06019

[O trajecto actualmente assinalado refere-se à ida até ao final da ponte, à rotunda e depois virar à esquerda. No entanto, um pouco antes há umas escadas, que pode levar vários peregrinos a optar pelas mesmas (o que aconteceu no grupo que participou neste dia). Opção 1, colocar uma seta neste ponto a indicar que o caminho continua em frente, pela ponte. Opção 2, especificada abaixo).

Em cima da ponte, indicação à esquerda, descer pelas escadas.

DSC06024

Descida da ponte (antes da rotunda).

DSC06028

Em baixo, sinal para virar à esquerda (Indaqua).

DSC06027

Seguir em frente (Indaqua).

DSC06029
Tapas Restaurante Bar, junto ao mar, indicação para a direita (avenida).

(falta fotografia)

[No caminho de cima, quando se segue até ao fim da ponte/rotunda (opção 1), seguindo pela esquerda, falta uma seta no fim da rua, junto ao mar a indicar para a direita (avenida).]

Entrada no passadiço junto à Capela é pouco visível.

DSC06047

DSC06042

N’ “O Aterro”, seta devia estar no poste do lado direito, senão dá ideia de que se deve seguir pela praia.

DSC06053

Saída do passadiço (Cabo do Mundo), há setas, mas pouco visíveis – “O Rochedo”

DSC06057

DSC06058

Subida para Castro de São Paio

DSC06071

Reserva Ornitológica do Mindelo: a meio da reserva, há uma bifurcação, faltando uma seta a indicar que o caminho continua pela esquerda.

(falta fotografia)

O resto do percurso, até Vila do Conde, está relativamente bem indicado.

Obrigado a todo o grupo que participou na caminhada deste dia. Se tiverem algo a acrescentar ao “Relatório” ou a emendar, agradeço!

Anúncios

3 thoughts on ““Relatório” da actividade no Caminho do Litoral

  1. Finalmente surge alguém com grande lucidez e muito bem fundamentado trabalho. Parabéns pelo teu estudo e sugestões apresentadas. Espero que responsáveis que fizeram a marcação revejam este trajecto e rectifiquem para que os peregrinos não se sintam perdidos. Já fiz uma pequena parte deste Caminho,Leça até saída de Vila Chá, e está com tantas falhas que resolvi vir para o caminho interior. É um “Caminho” sem história para Santiago. Tem só uma beleza marítima para quem gosta de caminhar turisticamente junto ao mar.

    • Agradeço as simpáticas palavras, mas sublinho que estiveram outras pessoas envolvidas neste “reconhecimento” no terreno, sendo esta, apenas a parte mais visível.
      Nos últimos tempos, tive oportunidade de percorrer as 2 opções do Caminho saindo do Porto, até Araújo (havendo um pouco antes a opção de seguir pelo Caminho da Costa) e esta, até Vila do Conde.
      Com excepção do centro histórico do Porto (alargando até à Rua de Cedofeita), a opção pelo litoral é incomparavelmente mais agradável de se percorrer. Não condeno por isso, quem opta por esta última.
      Saudações,
      LS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s