Partilha: Vendi o Sofá e fui Viajar

Vendi Sofá Fui ViajarHá meses, falávamos deste blog, o Pedro Górgia, amigo de outras vidas e algumas aventuras, dizia-me: o sofá representa a letargia. Esta manhã, Raul Caldeira, um leitor, comentava aqui, numa foto: (…) Onde há medos não há Sonhos, nem Futuro. O sofá não representa o Sonho, mas o medo.
Fiquei a pensar.

Pensei durante alguns meses sobre o nome do blog. Irremediavelmente, voltava sempre ao mesmo (Vendi o sofá). O nome, para começar, lembrava-me das vezes que no sofá, de facto, reflecti sobre a permanência, a mudança, os sonhos distantes, os medos presentes…
O nome ainda hoje me lembra das desculpas que eu encontrava para assim continuar. Lembra-me de noites perdidas, adormecido, em frente à televisão. “Ainda há meses montei o roupeiro. E o tempo que me demorou a montar. Não o vou desmontar tão depressa…”, pensava.

O Sofá representa o medo, em parte, mas representa acima de tudo as desculpas que encontramos, para não sairmos do mesmo sítio. Mudar, sair daqui, ou ficar, mas seguindo caminho, ou indo, por um caminho diferente.
No sofá corremos o risco de nos acomodarmos demais. Aos nossos medos e a tudo o resto. Claro que ali também podemos sonhar, comodamente. Refasteladamente. Sonhar um começo, ou quem sabe, um recomeço.
É assim que se começa.
Começa-se, perdendo o medo de sonhar. Depois, percebendo que para sonhar não precisamos de coisa nenhuma, nem de um sofá, que para sonhar não precisamos sequer de fechar os olhos, percebemos finalmente que apenas precisamos de nós.

Os medos existem sempre. Trazemo-los connosco. Aprendemos com eles. Mantêm-nos alerta.

Mas depois do sonho, teremos sempre que nos aventurar.
Sem nos aventurarmos, não há sonho que se torne realidade.

E alguém disse um dia que uma aventura não é uma aventura se não chegar o dia em que perguntamos: em que raio é que eu estava a pensar, para me meter nesta desta vez?…

in Página Facebook “Vendi o Sofá e fui Viajar“, 20/04/13

Deixe uma Resposta

