Assuntos polémicos

fogPara uma boa parte daqueles que já percorreram o Caminho de Santiago, a experiência foi marcante e calculo que, maioritariamente, positiva. Por ser algo tão intenso e cheio de emoções, torna-se difícil separar a paixão da razão.
Ao longo do tempo, nps blogs e páginas Facebook que sigo, são vários os comentários fervorosos que se encontram em assuntos mais polémicos.

Eis alguns exemplos que incendeiam os corações:
– associação do Caminho ao chavão “turismo religioso”;
– organização de certos eventos nos troços do Caminho (corridas, encontro de Motards, de BTT, etc.):
– o que é o verdadeiro peregrino: se vai a pé ou de bicicleta, vai em autonomia ou recorre ao transporte de mochilas, etc.;
– condições da atribuição da Compostela e suas consequências;
– a mercantilização do Caminho. Se por um lado é importante haver serviços que apoiem os peregrinos, como se mantém o equilíbrio?

É natural que nestes temas em que as posições são extremadas, a paixão venha ao de cima, o coração esteja ao pé da boca e se diga (escreva) de uma forma menos reflectida. Contudo, que imagem passa? Não é o Caminho local de paz, harmonia, respeito, abertura, solidariedade? Não é disso que muitos vão em  busca e tantos obtém sem terem procurado? Claro que é importante defender aquilo em que se acredita, mas a forma como se faz não é menos importante. Não adiante anunciar em alto e bom som as virtudes do Caminho, se depois se perde a serenidade na sua defesa.

“Pax et bonum!”

(Fonte Imagem: aqui)
Anúncios

4 thoughts on “Assuntos polémicos

  1. Não podia concordar mais, também assisti a alguns comentários do género:
    peregrinos com “P” grande; ciclistas e não bicigrinos, os kms feitos por etapa, etc.
    Acho que o Caminho é tudo menos isso. Trata-se de encontrar as suas próprias motivações mas respeitar as dos outros. Trata-se de nos superamos a nós próprios e não ao vizinho.
    A Compostela pode não fazer mais sentido para quem já fez várias vezes o Caminho, mas poderá ser muito simbólico para outros. Quem participou desta experiência não pertence a nenhum clube exclusivo, muito pelo contrário, deverá usar a sua experiência para motivar e auxiliar outros.
    Obrigada por fazê-lo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s