Caminho: local apropriado para o silêncio?

CF - silêncioMuitas são as pessoas que partem para o Caminho com o objectivo de estarem em silêncio, paz e sossego.
Apesar de tudo isso ser possível, há que ter em conta que se partir na “época alta”, essa quietude diminui.Assim, quanto mais sossego pretender, tenha em atenção:
– evitar as “épocas altas” (Verão, período de férias (ex.: Páscoa), festividades de S. Tiago (25 Julho), feriados, etc.);
– evitar os caminhos mais “populares” (Caminho Francês e Caminho Português);
– a ter de percorrer os caminho mais populares, evitar as últimas etapas antes da chegada a Compostela, principalmente os últimos 100/150km. Quanto mais longe da meta, maior a tranquilidade.
– optar por utilizar um pequeno cartaz pendurado na mochila a avisar que vai em silêncio e assim não passar por alguém mal educado ao passar por outros peregrinos (que na sua grande maioria irão interagir consigo, nem que seja para um simples “Buen Camino”).

Conheci uma senhora holandesa que dizia que tinha optado por utilizar as suas férias para percorrer o Caminho, de modo a ter algum tempo para colocar os seus pensamentos em ordem (dado que tem 4 ou 5 filhos e no dia-a-dia isso não era bem possível) e, assim, começar a delinear a escrita de um livro. Mas afinal, essas expectativas não seriam alcançadas, embora a experiência estivesse a ser igualmente enriquecedora.

Pessoalmente, apesar de ter percorrido o Caminho Francês (2011) durante os meses de Julho/Agosto, consegui um bom equilíbrio entre o convívio e o silêncio. Mas as sensibilidades são diferentes para cada um e os objectivos também.

(Fonte Imagem: Cláudia Florença Photography)
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s