O que me faz regressar ao Caminho

CF - pensarAo reler o artigo escrito por mim na altura daquela corrida na Grécia, apercebi-me de que, passados vinte e muitos anos, e outras tantas maratonas, os meus sentimentos relativamente a alcançar essa distância se mantêm. Mesmo agora, cada vez que me abalanço a correr numa maratona, passo exactamente pelo mesmíssimo processo interior que a seguir descrevo. Até aos trinta quilómetros, tenho a convicção de poder atingir um bom tempo, mas assim que atinjo trinta e cinco quilómetros, o meu corpo parece que fica sem carburante e eu começo a definhar e a sentir-me extenuado, altura em que tudo me exaspera. Na recta final, é como se eu fosse uma viatura que tivesse ficado sem gasolina. Depois de tudo terminado e passado algum tempo, esqueço as dores e o sofrimento e desato logo a pensar como hei-de fazer para melhorar da próxima vez. O engraçado em todo este processo é que a experiência não vem alterar nada, o mesmo acontecendo com a idade. Quando muito, limito-me a assistir a uma repetição do que aconteceu anteriormente.

in “Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo”, Haruki Murakami

Outros livros de desportistas:
– “Correr ou Morrer”, Kilian Jornet: IIIIIIIV
– “A Mais Alta Solidão”, João Garcia: I
– “Mais Além: Depois do Evereste”, João Garcia: III
– “Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo”, Haruki Murakami: IIIIII
– “Vagabundo dos Mares”, João Rodrigues: I
– “Uma Mulher no Topo do Mundo”, Maria da Conceição: I
– “Portugal de perto”, Nuno Ferreira: I

(Fonte Imagem: Cláudia Florença Photography)
Deixe uma Resposta

