Livro “Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo”

HMHaruki Murakami, neste livro, faz o paralelismo entre duas das suas actividades preferidas, a escrita de romances e o atletismo (como corredor de fundo de maratonas e triatlos).
Num registo pessoal, escreve sobre as suas dificuldades, mas também das suas pequenas conquistas diárias, objectivos e planos para os atingir. Mostra-nos frequentemente como as pequenas vitórias invisíveis aos olhos dos outros, são aquilo que dão motivação para continuar e mantém a chama acesa.

Muitas são as vezes que parece que Murakami está “a pensar em voz alta”, reflectindo mais aprofundadamente sobre aquilo que acontece. E ainda bem que o faz, pois em patamares muito diferentes, revejo-me em algumas das suas reflexões. Aliás, penso que muitas delas serão comuns a todos os desportistas ou pessoas que nalguma fase da sua vida se dedicaram mais à actividade física (pelo menos é o que depreendo dos livros de desportistas que tenho lido e partilhado também neste espaço).

O facto de Murakami comprar duas actividades à partida tão distintas entre si, acaba por ser muito interessante e demonstra uma vez mais como as aprendizagens retiradas do desporto são essenciais e um exemplo para melhor desenvolver outras áreas/actividades da nossa vida. Cada vez me convenço mais deste aspecto e tenho pena de que ainda não seja nada contínuo na minha vida, assim como o facto de não ter despertado para este aspecto mais cedo, bem mais cedo.

“…As corridas de fundo ajudaram a moldar-me, a fazer de mim a pessoa que hoje sou (…), e espero que continuem a fazer parte da minha vida por muito tempo…”

Deixe uma Resposta

