Excertos “Mais Além: Depois do Evereste”

[Depois da notícia da morte de um colega]
“…A notícia deixou-nos a todos gelados. Um momento terrível, em que cada um se questiona se tudo isto vale a pena, em que nos vemos invadidos por dúvidas. Voltava a ser confrontado com a morte de um companheiro e a ter de lidar com isso…”

[Depois da morte de 5 carregadores de altitude de uma expedição espanhola]
“…Prosseguimos, consternados com a situação e o destino daqueles homens, provavelmente pais de família. São momentos difíceis, que nos fazem colocar muita coisa em questão, mas eu sei que o risco faz parte desta vida. E foi esta vida que escolhi. Há que continuar, sem dar muita confiança também ao mal-estar físico. Doíam-me as costas, por causa de um jeito que dei, e também a garganta, devido ao ar seco que respirávamos…”

“… Tento não pensar na situação, mas assusta-me ver-me sozinho na montanha. Do outro lado, no Evereste, vejo umas luzinhas a mexerem-se, seriam frontais de alpinistas que tentavam o cume. Talvez um deles fosse o Nuru, que fez tentativa de cume no Evereste no mesmo dia. Essa visão servia-me de consolo, como se estivesse acompanhado. Mas depois a lua pôs-se, ficou escuro e viam-se trovoadas por todo o lado, deixei de ver as luzes, e então pensei: «O que é que eu estou aqui a fazer?»
Por três ou quatro vezes pensei dar meia volta, mas depois reconsiderei e segui para cima, acho que só mesmo por casmurrice é que continuei…”

“…Que maravilha! Saber que não teria de ir sozinho para cima foi uma benção. A companhia não só representa uma enorme vantagem anímica, como aumenta as nossas hipóteses de sucesso…”

Outros livros de desportistas:
– “Correr ou Morrer”, Kilian Jornet: IIIIIIIV
– “A Mais Alta Solidão”, João Garcia: I
– “Mais Além: Depois do Evereste”, João Garcia: III
– “Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo”, Haruki Murakami: IIIIII
– “Vagabundo dos Mares”, João Rodrigues: I
– “Uma Mulher no Topo do Mundo”, Maria da Conceição: I
– “Portugal de perto”, Nuno Ferreira: I

(Fonte Imagem: aqui)
Deixe uma Resposta

