Livro “Mais Além: Depois do Evereste”

Após a leitura do livro “A Mais Alta Solidão” (opinião aqui), com o qual aprendi bastante sobre um desporto que desconhecia em absoluto, o alpinismo, fiquei curiosa por saber como teria João Garcia enfrentado os duros desafios que se colocaram depois de atingir o cume do Evereste: a morte do seu amigo Pascal Debrouwer e as amputações que sofreu, devido ao congelamento dos membros.

Confesso que não me surpreendeu muito, pois outra atitude não era esperada de um atleta de alta competição, profissional, com um grande auto-conhecimento e que não tinha perdido os seus objectivos. Continua a ser um exemplo de coragem, de trabalho árduo, de focalização no objectivo, determinação e paixão pelo que faz!

Neste livro, acompanhamos o retomar da actividade desportiva depois das intervenções cirúrgicas, aos poucos, com as devidas cautelas, o voltar a ganhar confiança em si próprio e nas suas capacidades, readaptar-se às novas limitações/condições e dar a volta por cima, superando todos os desafios.

Só com esta atitude poderia ter sido capaz de em 2010 ter completo a subida ao cume das 14 montanhas com mais de 8.000 metros, sendo o 10º alpinista a nível mundial a consegui-lo sem recurso a oxigénio artificial. (O livro termina em 2006, havendo ainda alguns cumes para subir).

O primeiro livro é um pouco mais técnico, ideal para quem não está dentro do assunto, como era o meu caso, e este foca-se mais nas diversas expedições realizadas até 2006.

NOTA: Se alguém quiser o livro, ofereço! Tem sido a minha política nos últimos anos, ler e passar a outros (quando são da minha colecção, claro). :) Basta enviar um e-mail para sousaluisa1@gmail.com .

Actualização 13/04/15: Este livro já tem novo dono!

Outros livros de desportistas:
– “Correr ou Morrer”, Kilian Jornet: IIIIIIIV
– “A Mais Alta Solidão”, João Garcia: I
– “Mais Além: Depois do Evereste”, João Garcia: III
– “Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo”, Haruki Murakami: IIIIII
– “Vagabundo dos Mares”, João Rodrigues: I
– “Uma Mulher no Topo do Mundo”, Maria da Conceição: I
– “Portugal de perto”, Nuno Ferreira: I

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s