Logística: repondendo às dúvidas

Depois da publicação da reportagem sobre este projecto (pode ler aqui), recebi algumas mensagens com dúvidas relativamente à parte logística da peregrinação em 2013, de modo a poderem decidir se podiam ou não se juntar à caminhada.

Organização: Antes de mais convém esclarecer que não trabalho para nenhuma empresa, nem organizo viagens em grupo (embora quando vou com amigos tenha sempre sugestões a fazer). O “Um Caminho para Todos” é apenas um projecto pessoal, que decidi partilhar publicamente e, se alguém quiser acompanhar, será bem-vindo! Podem juntar-se na etapa que preferirem e seguirem outro destino quando o pretenderem. Não há quaisquer obrigações, além dos mínimos aceitáveis de vivência em grupo. :)

Custos: Na sequência do ponto anterior, cada pessoa está responsável pelos custos associados nesta aventura (viagens, alojamento, alimentação, etc.).
Faço os possíveis para que os custos sejam os mais baixos possíveis, por isso, sempre que possível, durmo nos albergues municipais (preço varia entre 5 a 10€/noite) e muito raramente como em restaurantes (a opção recai no supermercado/mercearia).
Tentarei também não atrasar demasiado a duração da viagem (sem correrias, mas também sem preguiça), pois cada diz extra estão custos associados.

Data de partida: Apesar de ainda não ter uma data definida, estou a contar que seja no início de Março, para aproveitar a frescura da Primavera. Caso surja algum imprevisto, a partida ficará para início de Setembro.

Percurso: Via de la Plata até Granja de Moreruela (guia aqui) +  Caminho Sanabrês (guia aqui)
A opção de seguir o Caminho Sanabrês a partir de Granja de Moreruela, em vez de seguir até Astorga e finalizar o percurso no Caminho Francês, deve-se apenas ao facto de em 2011 já ter feito este caminho e assim aproveitar para conhecer outro percurso.

Duração: Nos guias acima assinalados, estão sugeridas a divisão das etapas. No entanto, e pelas experiências anteriores, certamente não serão religiosamente cumpridas. Dependerão das mazelas, do cansaço e da energia para seguir viagem.
Dividindo os cerca de 1000km a percorrer por uma média de 25km diários, a viagem ficará em cerca de 40 dias.
Para quem não tem possibilidade de tirar tantos dias de férias, não faz mal! Pode fazer os quilómetros iniciais ou os finais, aproveitando o tempo que tiver (seja um fim-de-semana, 1 semana ou quinze dias).

Data de chegada a Santiago: Mesmo que a data de partida já estivesse definida, seria complicado dar uma data precisa de chegada. Sendo uma viagem de longa duração, os percalços podem ser muitos e afectar o ritmo de andamento.

Alojamento: Albergues municipais sempre que possível (post I, post II, post III) ou albergues de donativos. Para quem preferir, normalmente existem opções mais cómodas: hotéis, pensões, albergues privados.

Alimentação: O supermercado ou mercearia na grande maioria das refeições. Nos restaurantes, muitos têm o “Menu do Peregrino”, mas, normalmente, os preços são iguais a qualquer outro prato.

Comunicação: muitos albergues (principalmente os mais recentes), têm computador com acesso à internet e o pagamento é por tempo de utilização, como num cyber café (pelo menos os preços não devem andar muito distantes, sendo elevados, na minha opinião.) Alguns albergues também têm telefone, a pagar. Se não, levar o telemóvel e carregador, acaba por ser uma opção mais cómoda.

Pessoalmente, embora não esteja exaustivamente à procura de companhia para esta viagem (por saber da dificuldade que é encontrar alguém com os mesmos objectivos e disponibilidade), ficaria muito satisfeita se tal acontecesse! Portanto, se tem vontade de partir à aventura e dar “aquele abraço” a S.Tiago, é só entrar em contacto! :)

Penso que por agora estão referidos todos os pontos que me colocaram. Se entretanto forem surgindo novas dúvidas, estou à disposição, ou se surgirem novos dados, actualizo as notícias!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s