Livro “Caminhar no Gelo”

«”No final de Novembro de 1974, um amigo ligou-me de Paris a dizer-me que Lotte Eisner estava gravemente doente e que provavelmente morreria. (…) Peguei num casaco, numa bússola e num saco de desporto contendo o estritamente necessário. As minhas botas eram novas e robustas, confiava nelas. [Saindo de Munique] Segui pelo caminho mais directo até Paris, com a firme convicção de que ela viveria se eu fosse ter com ela a pé. Queria, além disso, estar a sós comigo mesmo.”

Este livro é o diário pessoal de Werner Herzog, que na altura da sua escrita não contava que viesse a ser publicado. Foi apenas um meio de ultrapassar a solidão, essa tão presente ao longo de toda a narrativa. Herzog também descreve as paisagens e as pessoas que foi encontrando, assim como dá a conhecer as suas divagações, angústias e dificuldades ao longo de todo o percurso.

Pequenos excertos:

“Se conseguir apesar de tudo lá chegar, ninguém saberá o que foi percorrer este caminho.”

“Nunca experimentei um desconsolo tão grande como o que sinto agora. Um pouco mais adiante na floresta encontrei uma capela junto a uma encruzilhada. Os degraus conduziam a uma poça de água clara como gelo sobre um fundo de folhas de carvalho. A toda a volta um silêncio como nunca imaginei.”

“Será boa a solidão? Sim, é. Mas pressupõe momentos dramáticos. Tudo o que repulsivamente prolifera, entretanto, reencontra-se uma vez mais no mar.”

“Hoje, sobretudo no caminho para Senones, senti-me muito desesperado. Longos diálogos comigo mesmo e com pessoas imaginárias.”

“A solidão é hoje ainda maior. Desenvolvo uma relação de diálogo comigo mesmo.”

NOTA: Se alguém quiser o livro, ofereço! Tem sido a minha política nos últimos anos, ler e passar a outros (quando são da minha colecção, claro). :) Basta enviar um e-mail para sousaluisa1@gmail.com .

Actualização: Este livro já não se encontra disponível!

Deixe uma Resposta

