Credencial

A Credencial, é o “passaporte” do peregrino (que vai a pé, de bicicleta ou a cavalo)!

É essencial ter uma para poder pernoitar num albergue municipal e/ou no final do Caminho obter a Compostela (género de certificado que comprova que efectuou a peregrinação) ou o certificado de distância (tem o ponto de partida e chegada, qual o caminho percorrido e o número de Km).

A credencial deverá ser timbrada pelo menos 2 vezes ao dia, ao longo da etapa, de modo a comprovar que o peregrino fez o caminho. Os carimbos/selos poderão ser obtidos nas Igrejas, Postos de Turismo, Juntas de Freguesia, albergues, cafés/bares/restaurantes, etc.

Para obter a credencial, basta pesquisar na internet e verificar qual o ponto de venda mais perto de si. Pode encontrá-la nalguns albergues de peregrinos, Sé de Lisboa e Sé do Porto (horários das mesmas baixo). Se não puder se deslocar, normalmente as associações jacobeias enviam-lhe por correio.
O preço não é elevado. Já não tenho bem a ideia de quanto foi, mas não chega a 2€.

Além da sua utilidade, para mim é uma das melhores lembranças do Caminho, pois olhar para os carimbos dos diversos sítios reanima-me a memória dos locais por onde passei! :)

____

Horários

Sé do Porto

Horário de Verão: Das 09:00h-12:30h e das 14:30h -19:00h
Horário de Inverno: Das 09:00h-12:30h e das 14:30h -18:00h
Dia de encerramento: Natal e Páscoa (tarde)

Sé de Lisboa

2ªf a sábado: 09h00-19h00 | domingos: 09h00-20h00

Anúncios

3 thoughts on “Credencial

  1. O Domingos Carneiro deixou a informação abaixo num outro post (https://umcaminhoparatodos.wordpress.com/2015/01/27/caminho-portugues-de-santiago-informacoes/ ), e por achar útil, copio para aqui.
    Obrigada pela informação!

    “A Associação Espaço Jacobeus (Confraria de São Tiago), disponibiliza a “Credencial de Peregrino” por correio bastando requisitá-la em http://WWW.JACOBEUS.ORG
    ou, pedi-la por e-mail, para geral@jacobeus .org
    Pode ser levantada, presencialmente, nas Delegações de Açores – Ponta Delgada (acoresjacobeus.org), Amarante (amarante@jacobeus.org), Barcelos (barcelos@jacobeus.org), Braga (braga@jacobeus.org), Guimarães (guimaraes@jacobeus.org) Lisboa (jacobeuslisboa@gmail.com), Oliveira de Azeméis (oliveiradeazemeis@jacobeus.org), Porto (jacobeusporto@gmail.com), Vila do Conde (viladoconde@jacobeus.org) e Vila Verde (vilaverde@jacobeus.org).”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s