Reflexão: Ida ao Hospital

Há poucos dias fui fazer uns exames a um joelho, que já há algum tempo se tem queixado, mas que piorou um pouco depois do Caminho Francês de Santiago no Verão de 2011.
Segundo o médico, não há nada a registar além do tecido adiposo (leia-se gordura) a sobrecarregar as articulações. Ainda segundo ele, fazer uma grande caminhada não é o indicado para o “meu estado” e todo o discurso foi no sentido de dissuadir tal ideia, embora reforçando que “ter objectivos é bom”.
Apesar de até compreender o seu ponto de vista, acho lamentável que se tente desmoralizar uma pessoa de concretizar um objectivo, pois este “pormenor” é crucial para servir de motivação! Seja para o Caminho de Santiago, seja para o vestido do casamento servir, seja pela saúde, não interessa o objectivo de cada um, desde que sirva de motivação para passar do desejo à acção! Claro que é preciso ser consciente e ter noção das reais consequências! Daí perguntar-me se não teria sido mais proveitoso se ele dissesse quais os riscos, métodos de prevenção, exercícios de fortalecimento dos músculos, tempo médio necessário de preparação, etc., do que tentar desincentivar?!
Saí do hospital a pensar quantas pessoas já terão sido desencorajadas a fazer algo através deste discurso apoiado apenas na teoria, de alguém que fez um passeio de BTT há não sei quanto tempo motivado pelo leitão assado no final do percurso! Um discurso completamente desadequado ao tipo de paciente que tinha pela frente, ainda para mais no “meu estado”, em que a motivação é tudo e não se arranja facilmente! Será que nas consultas de obesidade os técnicos de saúde têm mais “tacto”?

(Fonte Imagem: aqui)
Anúncios

One thought on “Reflexão: Ida ao Hospital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s