Preparação: Que tipo de treinos?

Os treinos sejam para o Caminho de Santiago ou para outro tipo de actividade, devem começar de uma forma mais “ligeira”, para começar a habituar-se, mas sempre com intensidade. Se não transpirar, se não estiver cansado no final, é mau sinal! :)
Para quem não está minimamente acostumado a fazer exercício físico, convém começar com umas caminhadas em terreno plano, 1 hora (ou meia hora), mas ir sempre aumentando um pouco (ex.: mais 5 ou 10 minutos ao fim de 3 dias).
Quando já se sentir confortável na caminhada diária, começar a fazer uma maior aos fins-de-semana, de 2, 3 ou 4 horas (não têm de ser 3 horas seguidas, o descanso é bem-vindo para recuperar energias, beber água ou comer uma peça de fruta/barrinha de cereais, por ex.).
Se a par das caminhadas lhe for possível ir ao ginásio, seria o ideal! Assim, as caminhadas poderiam deixar de ser diárias e serem intercaladas com estes treinos. A importância deste treino é o trabalho mais localizado e o fortalecimento de músculos que não são activados apenas a caminhar.
Bom, chegamos à fase em que já se sente confortável com caminhadas mais longas e mais intensas em terreno plano, portanto convém começar a escolher percursos que tenham subidas e descidas com maior inclinação, de modo a se acostumar também a este tipo de percurso e trabalhar os músculos de forma mais intensa.
A fase seguinte será começar a caminhar com uma mochila às costas e ir aumentando gradualmente o peso que se transporta, para quando chegar ao Caminho, já não sentir grande diferença! Daí também a importância de ir ao ginásio e fazer musculação (ou pelo menos fazer os exercícios em casa de forma contínua), para fortalecer os músculos da coluna.

Embora tenha distinguido as etapas, a verdade é que estas não são estanques e cada um adaptará à sua realidade. O importante é que o treino seja contínuo e que aumente gradualmente a sua duração e intensidade.

Nota: Apenas partilhei a minha experiência. Se algum Técnico estiver desse lado e quiser dar o seu parecer ou corrigir algo, agradeço!

(Fonte Imagem: http://www.flyinghigh.de/lut3.html)
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